Rumo ao Sucesso!

Princípios Básicos da Reeducação Alimentar

Para quem é do Direito, o título do post é bem familiar com o estilo, né… hehe

Sobre a RA, não há nada de muito diferente daquilo que nós já sabemos, pela vasta experiência em leituras, idas aos médicos, etc. Aqui, eu estou colocando aquilo que está dando certo para mim, cada um tem que adaptar os princípios à SUA vida! Por isso optei por chamá-los de princípios… regras, a gente mesmo é quem estabelece as nossas.

Vamos lá?? Qualquer sugestão é bem vinda, aí eu atualizo o post!

1) AQUILO QUE SERVE PARA MIM PODE NÃO SERVIR PRA VOCÊ.

Já coloquei isso alí em cima, mas vou repetir isso forever!!! Ninguém é igual a ninguém, a vida de cada um é única. Como já dizia Caetano, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Quem não gosta de se identificar com uma situação?? Aquela matéria da revista que parece que foi feita justamente para nós, aquela pessoa que passa pela mesma situação… só que nem sempre é assim. Na verdade, na maioria das vezes NÃO é assim. Por isso temos que pegar as informações e adaptá-las à nossa realidade, para assim perceber o quão útil vai ser pra você.

2) NÃO FIQUE COM FOME.

A fome é a pior inimiga da RA. Ela não nos deixa pensar com clareza, faz com que tenhamos pensamentos destrutivos, vontade de jogar tudo para o alto. O melhor a fazer é sempre comer no máximo de 4 em 4 horas. É aquela velha história de comer fracionado – divida o café, divida a janta… é uma lição que ajuda muuuuito!!

3) NÃO SE PRIVE DO QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

Uma hora ou outra, você inevitavelmente irá comer aquilo. O meu caso é chocolate, pizza e comida japonesa. Eu os encaixo no cardápio sempre que possível. Quando a gente fica com a história da dieta na cabeça, não vê a hora que ela termine para poder voltar a ser feliz (pelo menos comigo era assim). Hoje, sabendo que se eu não comer hoje, posso comer amanhã, e se não comer durante a semana, como no fim de semana, mantém a minha sanidade mental e diminui em 99% a possibilidade de autossabotagem.

4) NÃO SE FAÇA DE VÍTIMA.

Todo mundo olha pra vc com aquela cara de “coitadinha-tá-de-dieta”. Não estou! Estou em reeducação alimentar. Isso foi uma escolha pro seu bem!!! Alguns irão ter a mesma reação se vc falar que está em RA ou se falar que está com câncer. Vão perguntar se vc pode comer aquilo, se só um pouquinho faz mal… minha resposta padrão é » Eu posso comer isso, sim, mas é que eu não quero, obrigada. Pronto. não tem mais argumento. Todo mundo tenta boicotar. Fato. Mãe faz doce, marido convida pra jantar fora, festinha de criança, aniversário de parente, happy hour. Não adianta se esquivar dessas situações, porque vc não vai virar antissocial. Tem que aprender a conviver com elas. Quanto menos vc anuncia que está em reeducação, menos pessoas virão te oferecer bolo, acredite.

4) NÃO TENHA PRESSA.

Pô, faz quanto tempo que vc está gorda? Quanto tempo faz que vc fez a má alimentação virar hábito?? Nós não nascemos assim, adquirimos o hábito de comer mal. Nada como o tempo para nos ajudar a mudar o modo de encarar a comida. A RA é essencialmente para termos saúde, o emagrecimento é consequência. Quanto mais for tranquilo e natural para vc o emagrecimento, menor a chance de voltar a engordar.

5) TIRE O FOCO DA COMIDA.

Tá, eu sei que é fácil falar. Tudo que é bom e legar de se fazer é relacionado à comida. Mas eu sei o que é passar por isso. Ainda estou no meio do caminho, mas EU SEI o que a gente passa no dia-a-dia. No fundo, há bastante coisa para fazer, é que a gente não acha nada que dê tanta satisfação quanto a comida. Aí, neste aspecto, não tem como evitar: cada pessoa se sente bem fazendo uma coisa. Eu, por exemplo, comecei a cuidar das minhas unhas (hoje não tiro mais cutículas, hidrato sempre, pinto duas vezes por semana), estou aprendendo a me maquiar (a conhecer o formato do meu rosto, treinar técnicas, brincar com cores), estudando, e vindo até a internet para espairecer. O que te deixa feliz além da comida?

6) NÃO SE PESE TODO DIA.

Eu sei que é tentador, a gente quer resultados rápidos, mas não é bom pesar todo dia. Traz expectativas demais, ansiedade, sem contar que nosso peso varia muito de dia pra dia, por exemplo inchaços, barriga cheia/vazia, etc. O ideal é que se pese uma vez por semana, no mesmo dia e horário, com pouca roupa.

Gente, tem milhões de coisas que eu poderia colocar aqui. Mas não dá para fazermos tudo ao mesmo tempo, certo?? Mudando um aspecto por vez, vamos conseguir emagrecer não só o corpo, mas também a cabeça!

Força!

0 Recadinhos:

Postar um comentário

Sejam Bem Vindas ao Blog!

Estamos aqui para compartilhar as delícias e as dificuldades de se fazer uma reeducação alimentar.
Ninguém disse que seria fácil, mas com certeza ao final será compensador!
Um beijo...
Fernanda

ATUALMENTE...

» Sigo o Programa dos Vigilantes do Peso
» Estou com 78 kg (já estive com 89 kg)
» Minha meta para o verão é 72 kg
» Minha meta final é 60 kg
» Já perdi 11 kg
» Faltam 18 kg a emagrecer